Você já deve ter percebido que todos os equipamentos de combate a incêndio como hidrantes, caixas de mangueira, extintores de incêndio e outros são de cor vermelha, mas você já pensou porque os equipamentos de incêndio são feitos assim?
De acordo com a NR 26, norma que regulamenta a prática e estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização de segurança do local de trabalho, indica que a distinção de cor visa evitar acidentes, facilitar a identificação dos equipamentos e delimitar áreas.
O vermelho é designado para indicar equipamentos de combate a incêndio, diferente de outras cores como por exemplo o amarelo que é utilizado para alertas de perigo por sua fácil visualização.
Dessa maneira, de acordo com a NR 26 temos que o vermelho deverá ser utilizado em:
- Caixa de alarme de incêndio;
- Hidrantes;
- Bombas de incêndio;
- Sirenes de alarme de incêndio;
- Caixas com cobertores para abafar chamas;
- Nos extintores de incêndio e para designar sua localização;
- Caixa de mangueira de incêndio;
- Tubulações, válvulas e hastes do sistema de aspersão de água;
- Transporte com equipamentos de combate a incêndio;
- Portas de saídas de emergência;
- Rede de água para incêndio (sprinklers);
- Mangueira de acetileno (solda oxiacetilênica).
Nessa perspectiva, todos itens de segurança de combate a incêndio serão feitos na cor vermelha, diferenciando-os de outros itens como placas de sinalização que podem ter uma mensagem de perigo, por exemplo. Interessante como a distribuição de cores possuem um significado de segurança e por isso é fundamental que você e seus conhecidos tenham esse conhecimento, assim saberão como agir em uma situação de perigo iminente, buscando visualmente os itens na cor vermelha.
Compartilhe essa informação e proteja quem você ama!