Na jornada de trabalho, muitos funcionários podem exercer funções que demandam atenção e cuidado, além da utilização do EPI correto. Os óculos de proteção são considerados equipamentos essenciais para assegurar a proteção aos olhos e segurança na execução das atividades.
Sendo assim, é vital conhecer o por que de usar esse equipamento e suas principais características. Afinal, o cuidado com os olhos no ambiente de trabalho é ponto fundamental para proporcionar um local mais seguro seguindo todas as regras e normas técnicas.
Por que usar óculos de proteção?
Já imaginou um ambiente de trabalho onde o funcionário esteja sujeito a algumas situações perigosas, principalmente em relação aos seus olhos? Pois, essa é uma preocupação essencial na hora de garantir um local seguro, sem sujeitar os funcionários a riscos ou elementos prejudiciais.
Com isso, os óculos de proteção desempenham função primordial para assegurar a boa execução das atividades durante a jornada de trabalho. Alguns desses tipos de risco são:
- Biológico: se caracteriza principalmente com os profissionais que atuam na área da saúde e médica, expostos a resíduos ou fluidos contaminantes;
- Químico: ligado aos profissionais que desempenham algum tipo de tarefa com materiais corrosivos. Alguns cenários são as indústrias química, farmacêutica e os laboratórios de pesquisa;
- Físico: é quando no exercício das atividades relacionadas ao trabalho pode ocorrer lançamento de partículas que podem ir diretamente para os olhos. Com isso, setores como a construção civil, marcenaria e indústria metalúrgica são ótimos exemplos de onde esses cenários podem acontecer.
Agora que você entende a importância do uso dos óculos de proteção durante o serviço, não deixe de usar, eles podem salvar a sua vista e garantir muito mais segurança na hora de trabalhar!